top of page
  • Foto do escritorCecília

Tita Berredo entrevista Ceci Prestes

Atualizado: 31 de ago. de 2021


Há um tempo atrás, eu convidei para minha primeira entrevista a Tita, ilustradora que fez a arte do nosso querido blog, o gatinho e amiga minha e da minha mãe. Ela faz umas lives de desenho muito divertidas que adoro. Mas hoje, é ela quem vai me entrevistar! Ela que teve a ideia e eu achei muito legal uma entrevista no blog onde eu fosse a entrevistada. Amei a ideia. A gente pode se conhecer um pouco mais assim!

Aproveitando, neste sábado, nós teremos a chance de nos vermos e nos conhecermos melhor no Clube do livro. estou muito animada pra conhecer vocês também. No final do post eu deixo o link pra quem quiser.

bjs,

Ceci


Tita Berredo é uma ilustradora e escritora de livros infantis brasileira que mora na Escócia. Ela fez mestrado em literatura infantil e ilustração na Goldsmiths University of London. Hoje ela é a coordenadora da Society of Children’s Books Writers and Illustrators de Glasgow, é membro do comitê escocês da Society of Authors, e dirige os eventos de Glasgow da Association of Illustrators.



www.titaberredo.com

Instagram e Twitter — @titaberredo


1 - Ceci, conta um pouquinho de você. Quem você era antes do seu blog e quem você é agora?


Acho que todo mundo mudou com a pandemia, nem que seja um pouquinho. Eu também mudei. Aconteceram tantas coisas. Muitas boas e muitas ruins também. O blog com certeza foi uma boa, ele me trouxe muitas coisas boas. Acho que ainda sou a mesma pessoa, mas diferente.


2 - De onde surgiu a ideia do seu blogue “O Prazer Da Leitura”?


Ceci: A ideia do blog surgiu nas férias, em plena pandemia, quando não se pode sair de casa. Minha mãe me deu uma ideia de começar um projeto para eu poder aproveitar um pouco mais as férias, ter algo para fazer. Das várias ideias que ela me deu, a que mais me chamou atenção foi a de fazer um blog. Ela falou que podia ser de comida, mas como eu tinha acabado de ler Harry Potter, achei que podia ser sobre livros.


3 - Eu pessoalmente acho você uma jovem muito incrível. No seu blogue você mostra que já leu de tudo e que seu gosto vai muito além da literatura infanto-juvenil —desde Harry Potter e Diário de Pilar ao Diário de Anne Frank e A Revolução dos Bichos. Você tem alguma censura na hora de escolher os livros que vai ler? Já se sentiu meio deslocada em termos de maturidade enquanto lia algum livro?


Ceci: Eu não tenho “censura” na hora de escolher os livros, geralmente eu leio os que ganho, os que acho que parecem legais e os que me recomendam. Se acho que não é para mim, eu paro de ler. Uma vez, eu ganhei um livro chamado Quem é você Alasca?, eu até gostei bastante do texto, mas achei que não era pra mim e parei de ler, por enquanto. Tem gente da minha idade que leu e gostou, mas até onde eu li achei que não era madura o suficiente. Então guardei o livro de volta na estante.


4 - Seus amigos e colegas de escola curtem ler como você? Vocês conversam sobre livros?


Ceci: Eu acho que tem gente da minha turma, tem de tudo, gente que lê, gente que não gosta de ler. De vez em quando alguém diz que começou a ler um livro. Uma amiga minha, da minha escola antiga e que gosta de ler bastante, é a Nina. Ela lê vários livros. Minha amiga Maitê também se interessa.


5 - Qual a importância que você acha que tem uma biblioteca acessível e convidativa na vida de jovens?


Ceci: Acho que é muito importante ter uma biblioteca acessível e convidativa porque mesmo que você não vá ler, só de você estar no ambiente e ver os livros a sua volta é muito confortante. E quem sabe a pessoa até se interessa por algum livro? Eu vivia na biblioteca da minha escola antiga e um dia peguei um livro emprestado, que descobri nas prateleiras, que adoro até hoje. Gosto muito de escolas com bibliotecas, eu passava o recreio brincando lá.


6 - Você sempre gostou de ler? Como começou a sua paixão pela leitura?


Ceci: Eu sempre gostei de ouvir histórias e ler livrinhos infantis. Mas principalmente, eu sempre gostei de histórias em quadrinhos, e principalmente, da Mônica. Lembro que teve uma época em que era rotina, uma vez na semana, depois da escola, eu escolhia uma revistinha com o meu avô na banca. Mas eu nunca tinha lido livros grandes com cem páginas ou mais. Apesar de sempre achar os livros grandes bonitos e misteriosos.

Minha paixão pela leitura começou em dois momentos diferentes. Primeiro na minha antiga escola onde conheci Sete Ossos e uma maldição e depois na pandemia, quando li Harry Potter.


7 - Eu era uma leitora relutante que, como você, um dia foi apresentada a Harry Potter e aí sim começou a gostar e evoluir na leitura. Mas eu tinha muita dificuldade de ler, me achava lenta, com problemas de compreensão, e isso afetava minha auto estima. Na sua opinião qual é um bom jeito de começar a ler e de superar esses bloqueios?


Ceci: Às vezes também me acho lenta, porque realmente, eu não sou muito rápida. Começo a ler e depois abandono. Acontecem várias coisas desse tipo e eu também me sinto mal por ter parado ou me sinto mal porque começo um livro, paro e só três meses depois volto a ler ou troco um livro que estou gostando por outro… Mas o importante não é o tempo que você demora, se você parou ou não, o importante é se você gostou, se foi divertido.

Ler em grupo é um bom jeito de começar a ler e superar esses bloqueios.


8 - De onde vêm os livros que você lê? Que livrarias você mais gosta?


Ceci: Os livros que leio vêm de diversos lugares, alguns eu ganhei de amigos e parentes, outros são recomendações que depois compro e alguns já tinha em casa. Eu gosto bastante da Livraria Malasartes, tenho muitos livros de lá, até fiz amizade com a Dona Renata e a Dona Cláudia que sempre dão ótimas dicas de leitura - aliás, o livro do próximo clube do livro, no mês que vem, é recomendação dela - também adoro passear na livraria Argumento, sentar naquele sofá ler os comecinhos dos livros para decidir qual levar. Também tem a livraria da Travessa com aquelas poltronas pequenininhas e almofadas pra gente ficar bem a vontade. Ainda preciso falar no “sebos” onde vendem livros usados, sabe? que tem sempre um gatinho entre os livros.


9 - Quais são seus livros preferidos? O que você está lendo no momento?


Ceci: Gosto bastante do Ickabog, de Anne de Green Gables, de Corda Bamba, Harry Potter... No momento estou lendo Kafka e a boneca viajante e estou adorando.


10 - Eu soube que você está liderando um clube do livro, o “Clube para Maiores de 10 Anos”, com a curadoria de Evelyn Blaut. Conta pra gente como foi esse contato com a Evelyn e quais são os planos para o clube?


Ceci: Mês passado a Evelyn entrou em contato comigo pelo instagram @prestes_ceci e me convidou para moderar um clube do livro e claro que eu aceitei, fiquei muito feliz com o convite. E o nosso primeiro encontro vai ser amanhã. Onde vamos falar sobre A Revolução dos Bichos, do George Orwell. Aliás, ainda dá tempo de se inscrever. As inscrições podem ser feitas no link que vou deixar no final do texto, como falei.


11 - Qual é o próximo passo para o blog?


Ceci: Gostaria de ter mais leitores, mas acho que eles vão aparecendo com o tempo. O blog dá um trabalhão, ainda mais quando junta com as semanas de prova da escola. Estou pensando em tirar umas férias kk.


12 - Eu adoraria finalizar essa entrevista te perguntando o que você gostaria de ser quando crescer. Mas como você é bem crescida e já é alguém que fez algo bacana da vida, eu vou perguntar quais são seus planos futuros de estudo e de carreira profissional.


Ceci: Eu já quis ser várias coisas. Quando eu era bem pequena eu queria ser arquiteta porque eu queria construir minha própria casa. Me lembro que nessa época, fiz um livrinho que se chamava "Meu futuro de Adulta". Acredita que eu tenho ele até hoje? Acho que depois vou ter que fazer um atualizado kkk.

Até um tempo atrás quis ser artista plástica. Mas hoje em dia eu não sei mais o que eu quero ser quando crescer. Essa é uma grande decisão, e é um assunto que eu sempre pensei a respeito, já pensei várias coisas diferentes sobre o que eu queria ser e mas no fim ainda não sei. Mas sei que estudar é um bom caminho e que vai me ajudar nessa escolha tão difícil



Muito obrigada, Ceci, você é o máximo!

Tita Berredo


Ah, quase esqueço, vou deixar aqui o link para o clube do livro:



https://www.sympla.com.br/clube-para-maiores-de-10-anos__1291929

e obrigada, Tita, adorei ser entrevistada por você! ❤😀










Cecília Prestes mora no Rio de Janeiro

(Cecília gosta de ler, ver séries, desenhar, editar vídeos, gravar audiolivros e escrever em seu blog.)


46 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page