top of page
  • Foto do escritorCecília

Entrevista com o Editor Luiz Carlos Martins

Hoje eu vou retomar um quadro que não faço há bastante tempo. Vocês sabem qual é? Acertou quem falou entrevista! Bem, depois da minha primeira entrevistada eu fiquei empolgada e quis entrevistar mais. E logo pensei no meu avô, Luiz Carlos Martins. Ele mora na Ilha do Governador com minha avó Gláucia. Ele - o meu avô - trabalha com livros há mais 40 anos. Ele é escritor e também tem uma editora. Sim, uma editora, muito legal não é? Quem sabe um dia eu escreva um livro e peço para ele publicar? E se vocês tiverem um livro na gaveta, só esperando ser publicado, podem entrar em contato com a editora deles também. O nome da editora é CBJE (Câmara Brasileira de Jovens Escritores). E na entrevista de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre como funciona o trabalho de um editor.


1- Como surgiu a ideia de fazer a sua editora?


Eu tinha 7 anos quando minha professora pediu a colaboração dos alunos para criar um jornalzinho na escola. Eu, então, mandei este poeminha de Juvenal Galeno, que retirei da revista “Seleções Infantis” (isso foi em 1954):


“ Deixa, menino insensato,

O passarinho voar

Que mal te fez a avezinha

Que passa a vida a cantar?


Joga fora a atiradeira

Vai pedir a Deus perdão

Mostra que trazes no peito

A joia de um coração.”


Pois bem, o poema foi publicado e até hoje eu lembro da emoção que tive em ver meu nome no jornal. Fui o único aluno que colaborou naquela primeira edição. Acho que “tudo” o que faço hoje em dia começou, de fato, naquele dia. Eu me lembro de cada minuto daquela felicidade toda...



2- Quais são as etapas para a editora publicar os livros?


Os escritos, depois de aprovados, passam pela revisão e então são diagramados (arrumados em forma de livro). É produzida uma capa (que deve ser atraente) e, então, são impressos e registrados na Biblioteca Nacional para que o autor garanta seus direitos autorais.


3- Você tem ideia de quantos livros já publicou até hoje?


Estou envolvido com livros há mais de 40 anos, sendo que a nossa editora existe a 34. Nesse tempo todo, calculo que publicamos uns 2 mil títulos.


4- Como você escolhe os livros que serão publicados?


Tudo que é escrito merece ser publicado, porém, nem sempre é possível ou recomendável no momento histórico. Mas há um princípio que precede tudo isso: não aceitamos originais de teor racista, nem de apologia à violência, ao uso de drogas e a qualquer outro preconceito que fira a democracia.


5- Você altera o texto dos livros?


Não. Quando há necessidade, o autor é informado que algo precisa ser “mexido” e, ele mesmo, altera ou desiste da publicação.


6- Qual é a coisa mais difícil em ter uma editora?


É a falta de dinheiro para publicar tudo que gostaríamos de publicar.



7- Qual é a principal coisa que uma editora faz?


Realizar sonhos. Sonhos dos autores. Sonhos dos leitores. Sem sonhos, nada vale a pena nessa vida.


8- Qual é o seu tipo de livro favorito?


Não tenho um “tipo” preferido. Mas vou citar alguns autores brasileiros: Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Mario Quintana, Antonio Maria, Manoel de Barros, Ariano Suassuna, Raquel de Queiroz, José Cândido de Carvalho, Lima Barreto, João Ubaldo, Jorge Amado, “Cecília Gonçalves”, Dias Gomes, Drummond, Cora Coralina, Vinicius, Chico Buarque... (puxa... acho que vou parar por aqui senão vai faltar papel...)


9- Como os escritores entram em contato com a editora?


Através do e-mail atendimento.cbje@gmail.com


10- Qual é a diferença de uma editora para uma gráfica?


A editora cuida da parte literária e técnica do livro (revisão, diagramação, criação da capa, registros legais). Tudo isso pronto, o material vai para a gráfica que imprime o livro e realiza o acabamento (plastificação, corte etc.)














Luiz Carlos Martins. Editor da CBJE.

Meu avô lindão ❤.

85 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page