top of page
  • Foto do escritorCecília

Conhecendo O Bruxo do Cosme Velho parte 2


Hoje vamos continuar o texto “Conhecendo O Bruxo do Cosme Velho”. Essa vai ser a parte 2. No outro post falei que leria um conto do Machado de Assis e depois diria o que achei, minhas questões, minhas dificuldades e o que aconteceu em geral enquanto eu estava lendo. Depois vou falar também mais um pouco sobre a polêmica do Felipe Neto.

Eu li o conto Um apólogo, que conta sobre a discussão de uma agulha com uma linha. Durante a leitura, me perdi várias vezes e achei algumas palavras difíceis. Tive que reler o texto três vezes para compreender melhor. Acho que nas primeiras duas vezes não li o texto com atenção. Mas claro que minha compreensão não foi completa por causa do vocabulário. Machado usou várias palavras que não conheço e que não são muito usadas hoje em dia para escrever esse conto. Mas gostei da ideia do texto. De fazer com que a agulha e linha discutissem quem era mais importante na costura. E eu realmente não sei dizer qual que é mais importante. Acho que uma precisa da outra para funcionar. Reparei que em algumas palavras difíceis tinha um numerozinho e no rodapé da página, o significado. Mesmo assim, com o significado explícito em baixo, foi difícil entender melhor, pois tinha que ficar toda hora abaixando o texto para ver as palavras.


Agora vou falar sobre a polêmica do Felipe Neto. Como eu disse no outro post, o youtuber que eu gosto muito, Felipe Neto, levantou a polêmica que Machado de Assis não era para adolescentes. E eu quis me meter nessa, falando a minha opinião. O que eu acho é que tudo tem sua hora pra acontecer. E com textos do Machado é a mesma coisa. Acho que as escolas devem, sim, incentivar a leitura desses textos. Principalmente dos grandes escritores. Mas como eu falei, tudo tem seu tempo. Então, acho que quando elas forem passar textos dele, do Machado, comecem com textos mais fáceis. Assim como eu comecei. Pode ser com um conto também. Como eu li apenas um conto específico, não sei dizer se todos os contos dele são compreensíveis para os adolescentes. Mas acho que é só procurar os mais legais e mais fáceis de se entender.

Enfim, esse foi o post de hoje. Espero que vocês tenham gostado de saber a opinião de uma pré adolecente sobre um conto do Machado de Assis. Até semana que vem.


46 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page