top of page
  • Foto do escritorCecília

Conhecendo Clarice Lispector


Hoje, dia 21, nosso querido blog está fazendo 4 meses. E vamos comemorar com um texto do tópico “Conhecendo autores”. Onde apresento autores para vocês e visito suas estátuas, por enquanto virtualmente. E a autora de hoje é Clarice Lispector.

Na pesquisa que eu fiz para escrever esse texto eu usei duas fontes, a internet, é claro, e também um livro da coleção Antiprincesas que fala especialmente da Clarice.

Haya Pinkhasovna Lispector que depois adotou o nome de Clarice, nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, na Ucrânia. E seus pais decidiram se mudar para o Brasil Já que estavam sendo perseguidos por serem judeus. Foi exatamente isso que aconteceu mais tarde com Anne Frank, mas Anne não saiu do continente e acabou sendo morta pelos nazistas. Anne deixou um registro de sua visão sobre tudo o que aconteceu, em seu diário, que estou acabando de ler. Mas voltando a falar sobre Clarice, ela foi uma grande escritora brasileira. Sim, brasileira, pois assim ela se considerava. E dizia que ela nunca pisou na Ucrânia, foi carregada no colo. E que sua pátria era o Brasil, sendo assim uma grande escritora brasileira.

Eu já li dois livros da Clarice porque ela escreveu livros infantis e não infantis. No caso, um deles vocês já ouviram falar porque eu fiz um texto sobre ele na páscoa - O mistério do coelho pensante. E também já li A mulher que matou os peixes - acho esses livros muitos legais. A Clarice adorava animais, já teve vários e adorava escrever sobre eles. Eu também adoro animais, e vocês, também gostam?

Um fato muito interessante também é que ela escrevia os textos por partes, ou seja, ela escrevia parando várias vezes no meio do processo e só depois voltava, pois tinha que fazer outras coisas, como por exemplo, às vezes, Clarice ajudava seus filhos no dever de casa enquanto escrevia seus textos. Eu também preciso escrever, aos poucos, ao longo da semana por causa dos deveres.

Enfim, esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado de conhecer, ou então pra quem já conhecia saber mais sobre a escritora Clarice Lispector. Até a próxima.

49 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page