top of page
Foto do escritorCecília

Conhecendo O Bruxo do Cosme Velho parte 1

Atualizado: 26 de abr. de 2021


Hoje vamos começar um novo tópico aqui no blog chamado “Conhecendo autores”. Nele, vamos conhecer e falar um pouquinho sobre vários autores, mas não qualquer autor, vão ser somente os que tem estátuas. Pois nesse tópico sempre terá uma foto minha visitando a estátua do autor que eu vou falar. No caso, como estamos na pandemia a foto será feita por meio de montagem. Mas a ideia é, passado este período, eu visitar de verdade e fazer um registro real, com uma foto de verdade. Vocês gostaram da montagem que eu fiz? Reconheceram pela foto quem vai ser o autor de hoje? Acertou quem falou Machado de Assis. Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de Junho de 1839 e morreu em 1908. Ele foi um dos maiores escritores da literatura brasileira e deixou uma grande obra no mundo. Numa pesquisa rápida, vi que ele escreveu contos, crônicas, poemas, romances e dramaturgia. Ele foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Morou em uma lindíssima casa no Cosme Velho onde atualmente fica um prédio. E minha vó mora lá. Coincidentemente (só que não) amanhã vai ser o aniversário dela, da minha vó Rosa – Parabéns vovó! Embaixo desse prédio tem um café chamado Café Assis. Não lembro se já fui lá, mas quando a pandemia acabar, pretendo ir. Por causa disso, resolvi começar por ele, com o Machado, além claro, pelo que vou falar em seguida.




Eu nunca li nada do Machado, mas tem uma polêmica que o Felipe Neto, yotuber que eu gosto muito, levantou. Segundo ele, os livros do Machado de Assis não são para adolescentes, assim, as escolas, ao passarem os livros do Machado, fazem com que os adolescentes achem a literatura uma coisa chata. E como eu sou uma adolescente (no caso pré adolescente) acho que seria interessante falar a minha opinião. Mas para isso vou precisar ler um livro dele. Vocês tem alguma recomendação? Estou pensando em um conto ou algo assim, não muito grande. Bem, depois que eu ler vou poder escrever um texto dando a minha opinião, a parte 2 desse post. Espero que os livros dele não sejam muito difíceis e que sejam bons. Mas como dizem que ele é o maior escritor de literatura brasileira, acho que vai ser como A revolução dos bichos, que eu gostei do texto, mas como pré adolescente não consegui entender o real significado. Acho que quando eu crescer, terei que relê-lo. Se vocês ainda não viram esse post em que eu falei da Revolução dos bichos, vão lá ver, está bem legal!

E aí, vocês gostaram desse novo tópico? O que acham da polêmica levantada por Felipe Neto? Não se esqueçam de me dar uma sugestão de um conto do Machado para eu poder dar a minha opinião. E por favor, se puderem, se inscrevam no canal do Felipe Neto, é muito legal! E não se esqueça de deixar o seu coraçãozinho nesse post. ❤





82 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


Rodrigo Lima Prestes
Rodrigo Lima Prestes
Apr 24, 2021

Meu escritor preferido, filha. Estou relendo atualmente Dom Casmurro, o que eu mais gosto dele. Tem livros que você pode reler várias vezes ao longo da vida que sempre vão ressoar alguma coisa dentro de você, e você sempre vai ver coisas que não tinha visto antes, como se eles fosse infinitos. Tá começando cedo, vai ter tempo de reler várias vezes, e ir se conhecendo um pouquinho mais a cada vez...

Like

Malu Xavier
Malu Xavier
Apr 21, 2021

perfeitooooo


Like
Cecília
Cecília
Apr 21, 2021
Replying to

Que bom que você gostou!!! Fico muito feliz! Beijossss 😊🙂😘

Like

Malu Xavier
Malu Xavier
Apr 21, 2021

amei ceciliaaaaaaaaaaaaaa😍

Like

Rosa Lima
Rosa Lima
Apr 19, 2021

Oi, Cecília, querida, obrigada pelos parabéns de aniversário. Ano que vem espero que a gente possa celebrar juntas!!...Mas vamos ao seu post. Achei muito engraçado vc falar q só vai escrever sobre autores que têm estátuas. Mas faz sentido, se têm estátuas devem ser bons. E o Machado de Assis certamente é dos melhores. Só que nem tudo é bom em todos os momentos. Imagina você dar para um bebê uma comida com pimenta e muitos temperos diferentes. Vai ser muito forte pra ele, né? Mas, à medida que ele cresce, você vai dando novas coisas pra ele experimentar e assim ele vai refinando o paladar. Com os livros é a mesma coisa. A gente vai aprendendo a gostar …

Like
bottom of page