Hoje vamos cozinhar e falar sobre livros de receitas. Existem vários tipos e gêneros diferentes de livros, o livro de receitas é muito comum no dia a dia de várias pessoas, e eles podem ser bem úteis. Existem muitos tipos de livros de receita , como os de doces, os profissionais, os infantis, os veganos etc.
Algumas pessoas guardam receitas de família, que muitas vezes não estão organizadas exatamente como um livro de receitas, mas sempre são pratos especiais, receitas que alguém da sua família sempre faz ou fazia, e que foram passadas para próxima geração. Aqui em casa tem um fichário que minha tia bisavó anotava várias receitas que ela conhecia e que recortava de jornais. E daí que vamos tirar a receita de hoje, desse fichário.
Eu também estou, aos poucos, escrevendo meu próprio livro de receitas. Há alguns anos ganhei uma caixinha com várias fichinhas dentro para anotar receitas. Amei esse presente, achei muito fofo. Lá eu anoto todas as receitas que gosto muito, até agora só escrevi receitas de doces hehehe. Cozinhar pode ser um ótimo programa em família. Eu não cozinho tanto, mas adoro fazer biscoito amanteigado junto com minha mãe. Esse biscoito é uma receita da minha bisavó, Beth. E é essa receita que vou fazer e compartilhar com vocês hoje.
Não precisa ser um super chef para cozinhar, mas vou falar para vocês que adoro ter um chef aqui em casa, o Leo. Ele faz várias comidas gostosas, mas as vezes, não gosto tanto assim de um ou outro prato por causa de certos ingredientes, como cebola ou cogumelo, detesto.
Além do Leo, muitas pessoas da minha família também tem receitas muito boas que aos poucos vão entrar nas minhas fichinhas. Meu avô Luíz faz uns sacolés muito bons, adoro! Minha avó Rosa faz uma canja de galinha que eu amava quando era pequena, falando nisso a quanto tempo que eu não como uma canja, hummm... Minha tia vó Lulu é padeira, amo comer seus pães e doces. Lembro que minha bisavó Dilza sempre fazia para mim uma sopa muito boa também.
Nossa, falar de tantas comidas gostosas deu até fome. Então agora vou mostrar a vocês a receita do biscoito e o livro fichário que eu falei.
Receita: Biscoito amanteigado da bisa Beth
Ingredientes:
1 ½ xícara de farinha de trigo cheia;
1 colher de chá de pó Royal;
65 grs de manteiga ou margarina;
½ xícara de açúcar;
1 colher de café de baunilha;
1 ovo batido;
1 colher de chá de leite.
Modo de Preparo:
1° Misturar todos os ingredientes
2° Esticar a massa com farinha polvilhada e cortar os biscoitos ( você pode usar forminha ou a tampinha do kinder ovo)
3° Assar (não precisa untar a forma)
4° Passar no açúcar
Espero que gostem dessa receita tão especial, e se vocês puderem prepara-la com alguém, acho que ficaria ainda mais legal, se não, pode fazer para você, que eu garanto que é gostoso.
Achei lindo você compartilhar essa receita no seu Blog! Vovó Beth certamente ficaria muito feliz. Seu texto ficou leve e muito gostoso de ler... deu até vontade de comer biscoito. Topa fazer esta semana?!
Esse biscoito é ótimo, comi muito! Claro que a vó Beth era especialista, mas um dia quero provar o seu. 😊🍪
Hum, que delícia esse post! Também adoro livros e cadernos de receitas. Agora virei fã da Rita Lobo e do seu site Panelinha, que tem me ajudado muito durante a pandemia. Essa receita de biscoito da vó Beth me deu água na boca! Vou experimentar qualquer hora com um cafezinho da tarde. E pode deixar que eu faço uma canja daquelas pra você quando isso tudo passar. Que seja logo!!! 🍀