Ano passado, no meu aniversário de 12 anos, eu ganhei o livro O mágico de Oz. É uma edição muito especial e bonita, presente da Júlia Daniel, uma amiga minha. Essa edição foi feita pela TAG, ela é de capa dura e com lindas ilustrações por fora e por dentro. Eu gostei muito do livro. E neste post, eu vou fazer a comparação do livro com o filme de 1939 que foi feito baseado nele.
Os filmes baseados em livros quase sempre tem muitas modificações e eu vim mostrá-las a vocês, mas o filme e o livro são muito legais, recomendo os dois.
O filme nos mostra que toda aventura foi imaginacão da Dorothy. Quando o assistimos, o que parece é que os personagens dela são tirados dos amigos e da vizinha da Dorothy, no Kansas, como a bruxa má do oeste. Isso não aparece no livro. Outra diferença é o campo de papoulas, que originalmente, no livro, não foi a bruxa quem criou. No livro, o leão foi tirado de lá, com ajuda dos ratos, que logo fizeram amizade com os personagens principais por eles terem salvado a rainha dos ratos. E vocês sabem como eles salvaram a rainha? Foi cortando a cabeça de um gato! Sim, muito cruel não acham!? Mas isso, claro, não foi apresentado no filme. Há muitos outros detalhes que também foram apagados dele para poupar tempo, eu acho. Esses detalhes são uma das coisas que eu gosto do livro, eles constroem e completam a história. Continuando, vou citar rapidamente mais alguns detalhes que foram excluidos do filme: O livro apresenta um gorro mágico, que pode ser usado três vezes, ele convoca macacos voadores que serviam a bruxa. O livro também apresenta um país de porcelana com pessoas de porcelana. Percebi também que no filme o tempo passa mais rápido. Mas também é um filme, não dá para ser infinito. Agora, a maior diferença de todas é que ele é um musical. No livro não dá para cantar. E esta é uma vantagem do filme, por que eu adoro musicais!
Oi Cecília,Gosto muito do filme faz o conto paracer mágico e encantador porém não troco nada pela sensação de imaginar as vozes,as aparências e as expressões do personagens além de imaginar o cenário q se passa a história,isso não tem preço,gosto muito de passar horas lendo um livro e fazendo minha mente borbulhar de imaginação,para mim e melhor parte da leitura, bjs
Oi, Ci! Que bacana você ter sacado que cada um é legal do seu jeito: o livro tem detalhes que se entrassem no filme faria ele enorme e cansativo; o filme tem luz, som e música. Melhor mesmo ficar com os dois, como você fez! Eu só conheço o filme e agora fiquei curiosa com o livro. Adorei! Beijos!!!
Que legal Ceci! Nunca li e nem assisti O Mágico de Oz, mas agora fiquei com vontade!
Essas adaptações de livros e filmes costumam ter algumas modificações, por isso eu acho bem legal ver/ler os dois!
Parabéns!!
Amei! Eu também gosto dos dois! =)
Muito legal!!! Eu gosto mais do filme!! rsrsrs