Muitas pessoas me incentivam a ler e de diferentes formas, mas hoje vou falar de uma em especial por causa do tema do texto e também porque ontem foi aniversário dela, minha vó Renata. Muito legal não é? Enfim... ela me incentiva muito, já me deu vários livros, como por exemplo O Ickabog e Sete ossos e uma maldição. Além de livros assim, físicos, ela me deu um kindle já faz uns anos, que não é nada mais nada menos do que um livro digital.
-Parabéns para você nessa data querida muitas felicidades muitos anos de vida!
Hoje vamos falar sobre esses dois tipos de livro, o livro impresso e o digital. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Vou falar algumas delas e depois, vocês podem comentar o que vocês acham.
Começando, uma grande vantagem do livro digital é que você pode levar vários livros junto com você sem pesar nada, pois o aparelho é bem leve e nele cabem muitos livros! Outra vantagem é que se você for ler antes de dormir por exemplo, você pode ler no escuro que a tela vai estar clara. Além disso, outra vantagem é a diferença de preço, um livro digital é mais barato que o físico e também tem livros gratuitos para baixar. Já uma desvantagem é que para baixar o livro você precisa de internet, mas uma vez baixado você não precisa dela novamente. Além disso, para ler é preciso que o seu aparelho esteja carregado, ou seja, você tem que ficar carregando ele com carregador (é obvio né, Cecília!?). Agora, a principal desvantagem é que como o aparelho não dura para sempre, chegará uma hora que você vai ter que descarta-lo. E quando isso acontecer, fará muito mal ao meio ambiente, pois o aparelho não se decompõe com facilidade, leva milhões de anos.
No livro de papel uma vantagem é com certeza a estante de livro, quem não gosta delas? São muito bonitas e agradáveis de olhar, mas lembrando sempre que o espaço é limitado (e então voltamos a uma vantagem do livro digital). Outras vantagens do livro de papel são que você tem mais proximidade com livro, você toca nele, sente o cheiro, pode segurá-lo e assim, ganha intimidade. Além de você poder enxergar melhor como está o progresso da sua leitura, olhando sempre aonde está marcado o lugar em que você parou. Já as desvantagens do livro de papel são, que ele é mais pesado, mais difícil de carregar e as vezes amassa na bolsa.
Enfim, cada um tem a sua vantagem e desvantagem, mas mesmo assim eu gosto dos dois. Talvez, um pouco mais do físico, mas não cabe tudo na estante.
É uma questão de preferência. Se você experimentar saberá o que prefere. E vocês, preferem livro de papel ou digital?
Oi Ceci,
Eu prefiro bem mais o livro de papel, sou apaixonada por este formato😍
Mas tbm leio no Kindle e concordo contigo que tem várias vantagens. 😉
Parabéns pelo aniversário, vovó 🎁
Oi Cecília
Você a cada semana me surpreende mais!
Está mesmo conseguindo diversificar, com criatividade, as postagens semanais em seu blog, com assuntos variados, interessantes, questionadores e sempre ligados ao universo dos livros.
Adorei seu áudio book.
Já estou na expectativa do que vem na próxima sexta feira.
Bjs
Adorei!!!! 🥰
Sabe quando você me perguntou na entrevista se eu preferia desenhar no papel ou no digital? Eu acho bem parecido. Concordo muito com as vantagens e desvantagens que você deu...e acho que para mim a vantagem do livro físico é a da identidade e do emocional. Sabe os livros que compõem a sua própria biblioteca em casa? Aqueles que você deixa a mostra ou ficam para sempre na sua prateleira para quando você quiser voltar para eles? Eles têm um valor especial, que vai além daquilo que você lê. Eles fazem parte de você. Para mim, que sou também ilustradora, os livros ilustrados são também objetos de arte e que têm maior valor na sua mão.
Eu gosto mais do livro impresso por conta de todas essas vantagens que você falou. Uma vez me falaram uma coisa que achei legal "o livro físico tem o tamanho da história". Ou seja, se é um livro longo, de 500 páginas, esse vai ser o peso dele. Se é um livro mais curtinho, de 100 páginas, esse será o peso dele. Já no livro digital, todos têm um mesmo peso e isso é meio sem graça, rs. Mas acho que toda forma de leitura é válida e cada um pode se adaptar ao que for melhor para o seu dia a dia, o importante é não parar de ler!