Já faz um tempo que eu vi a série Anne with an e da Netflix, que é uma série muito incrível. Nela acompanhamos a vida da jovem órfã Anne, que teve uma infância de abusos entre orfanatos e casas de estranhos e que, por engano, acaba sendo enviada para Green Gables, fazenda de um casal de irmãos de idade avançada. Lá ela começa sua nova vida. Essa série se passa no século 19 e aborda questões atuais como racismo, feminismo e homofobia. Depois de assisti-la descobri que ela foi baseada em uma série de livros escritos por Lucy Mound e fiquei muito empolgada para lê-los, inclusive vocês comentaram me recomendado os livros. Então eu li o primeiro e hoje eu vou falar sobre ele e fazer uma comparação com a série da Netflix. Mas antes de começar, já vou logo avisar que esse texto é puro spoiler, então, quem ainda não leu ou assistiu, cuidado!
Para começar, devo falar que a série da televisão adicionou logo no início uma coisa que não acontece no livro que é quando Marilla manda Anne de volta para o orfanato por pensar que ela roubou e perdeu um broche que estava na família há muito tempo e depois que descobriu que isso não aconteceu, Matthew teve que ir atrás de Anne. No livro não é bem assim que acontece. Marilla realmente pensa que Anne pegou o broche, faz tanta pressão para que a menina admita, que fez com que ela inventasse uma história que tinha perdido o broche em um lago, o que não aconteceu. Mas ela não chega a mandar ela de volta para o orfanato.
Outra coisa que acontece na série mas não acontece no livro é quando o pai do Gilbert morre. Pelo menos nesse primeiro livro em que ele acaba até mais avançado do que a série terminou, ele não morreu. Então acho que isso não vai acontecer nos próximos livros.
Eu acho que a série é fiel ao livro nas falas e em várias partes da história, mas tem muita coisa que ela mostra que não aconteceu no livro. Mesmo assim, na série fica legal. Como a Ka Kwet, uma índia que vira amiga da Anne.
Outra coisa que a série inventou é após a morte do pai de Gilbert ele -o Gilbert- sai para trabalhar em um navio onde conhece Sebastian, que depois vai morar com Gilbert, além de outros personagens que aparecerem por causa do Sebastian, como sua esposa Mary e sua filha Delphin.
Uma grande diferença é que na série acontece uma história de dois ladrões que inventam ter ouro em Avonlea para roubar o dinheiro das pessoas e isso não aconteceu no livro.
Se existe uma coisa que eu gostaria que a série tivesse colocado por completo é a encenação de um texto que as meninas tinham lido. Na qual a personagem morre e colocam ela em uma canoa que vai descendo. E Anne fez o mesmo, deitou-se em uma canoa fingindo de morta e foi lançada na água. O que não esperam é que a canoa ia quebrar e Anne quase morreria. A sorte foi que Gilbert estava passando por ali e a salvou. Ele pediu para que fossem amigos, Anne não aceitou, porém mais tarde, ficou profundamente arrependida. Por isso, gostaria que tivessem colocado na série, pois nesse momento ela começou a criar sentimentos por Gilbert. Na TV tudo o que acontece é que elas estavam prestes a encenar quando a mãe da Diana viu e mandou elas voltarem para casa.
No fim do livro, para minha tristeza, Matthew morre, mas eu entendo o porquê da série não ter colocado que isso aconteceu. É muito simples, no livro isso acontece depois de Anne ir para Queen 's. Enquanto na série, ela termina com Anne indo para lá.
E por último, vou falar de uma diferença que não é lá grande coisa comparado as outras que falei. O livro inicia com a Anne com 11 anos e a série, com a Anne de 13 anos.
Como vocês puderam ver, existem muitas diferenças entre a série e o livro, citei algumas, mas com certeza tem várias outras.
Não sei dizer se gosto mais da série ou do livro, porque como mostrei a vocês, a série e o livro tem várias diferenças. Mesmo assim, você lendo o primeiro livro ou assistindo a série, eu tenho certeza que será cativado por essa garotinha falante. Então, já sabem, né? Se vocês não conhecem a história da Anne, super recomendo.
Oi, Ceci, essa série é mesmo muito linda, adorei assistir contigo e ouvir você lendo uns trechinhos do livro. Realmente merecia um post no seu blog! 😍
Fiquei muito surpresa quando descobri a quantidade de livros da Anne de Green Gables. 😅
Beijinhos
Oi, Ceci, que interessante suas observações sobre as diferenças e semelhanças entre o livro e a série. O livro Anne de Green Gables eu não li, mas vi a série e adorei. E depois até revi junto com você e seu pai alguns capítulos, lembra? Mas achei também muito legal você falar disso porque estou vivendo uma experiência muito parecida com essa. Vi há pouco, em DVD, a série Os Maias, inspirada no livro do mesmo nome. Gostei tanto que peguei o livro pra ler. Ele foi escrito pelo português Eça de Queiroz no final do século 19, mais ou menos na mesma época do Anne, só que em Portugal. Os dois são ótimos e deliciosos de ler e ver,…