Aviso: contem spoilers.
Em um outro post eu falei que tinha ganhado dois livros que pareciam muito legais e que eu ia lê-los. E chegou a hora de falar de A revolução do bichos. Também vou falar alguns fatos e minha opinião.
A leitura desse livro é muito prazerosa. Apesar de não ser uma história muito fofa, ela é muito boa e emocionante. Se passa em uma uma fazenda em que ocorreu uma revolução dos bichos, expulsando os humanos dela.
O narrador começa contando uma reunião onde um porco apresenta uma ideia muito boa, que eu achei que faz todo sentido – que os humanos são inimigos dos animais, que apenas roubam e fazem com que os bichos trabalhem para eles em troca de um punhado de comida apenas – e que todos os animais são amigos. Logo em seguida, o porco morre pois já estava velho, mas sua ideia continua presente até que, enfim, acontece a revolução e a vida dos animais muda muito.
No começo a mudança foi para melhor, mas quando um dos porcos líderes que ajudou a por a ideia em prática, o Napoleão, expulsou o outro porco líder, o Bola-de-Neve, a vida deles mudou para pior. Confesso que em alguns momentos fiquei com raiva dos porcos pois eles enganavam os outros animais em diversas situações. Animais sumiam, eram mortos e até mudaram os mandamentos sem consultar ou avisar a eles.
No fim do livro, quando os porcos já estavam quebrando a ideia do animalismo, que foi como eles batizaram a ideia do porco, o narrador fala que não conseguia mais distinguir os porcos dos humanos, pois eles, os porcos, tinham pegado muitos costumes deles. A impressão que eu tive sobre isso é que os porcos usaram uma ideia boa de uma maneira ruim.
Enfim, eu gostei muito do livro e entendi a narrativa, mas tem coisas que li na orelha do livro que eu ainda não estudei na escola – Que esse livro é uma sátira, eu pesquisei e vi que é uma técnica literária que fala com ironia sobre determinado assunto, no caso, o assunto é ditadura stalinista, que eu também ainda não estudei. Mesmo sem saber dessas coisas, a história é muito legal, recomendo!!!
E vocês, já leram o livro? Se sim, o que acharam? Conta pra mim!
É verdade, Ceci, você ficou mesmo chateada com os porcos, lembro de você me chamar revoltada a cada injustiça! Hahaha🤣
Também gosto de livro assim, que envolve a gente. Muito bom!
Fascinante, Ceci! Vou ler!
Olá, Cecília!
Eu já li este livro duas vezes, em diferentes momentos da minha vida. A história teve um outro significado pra mim na segunda leitura, depois de uns 4 ou 5 anos. Eu recomendo que você faça o mesmo com este livro ou com aquelas leituras que você gosta muito!
Parabéns pelo blog, achei muito legal!
Bjs,
Isabela.
Oi, Ci. Te falei que aqui no meu prédio tem uma caixa de troca de livros, né? Pois é, tinha esse livro lá, e, quando vc falou que o ganhou de presente, eu o peguei pra ler tb e pensei: nossa, a Cecília já está lendo livro de adulto! Agora, lendo o seu post, vc fala que descobriu que ele trata de coisas que você ainda não estudou. Não tem problema. O que importa é o que o livro te inspira naquele momento que vc lê. Vc gostou da história e teve a impressão de que os porcos usaram uma boa ideia de uma maneira ruim. Achei muito legal isso! Um beijo!! 😍
Oi Cecília
Você está conseguindo cumprir sua meta de postar toda sexta-feira, textos bem redigidos, diversificados e com conteúdo.
Neste longo isolamento social imposto por esta pandemia é muito saudável nos ocuparmos e buscar fazer coisas boas e prazerosas.
No seu caso, você está repleta: leitura, atualizar seu Blog, Inglês, pilates, ....
Parabéns!
Bjs